}
terça-feira, 4 de março de 2014

Como aprender a dirigir – Passo a Passo

Como dirigir um carro com câmbio manual

cambios Como aprender a dirigir   Passo a Passo
Cada vez mais os novos modelos automobilísticos têm abandonado o câmbio manual e aderido ao conforto e facilidade do câmbio automático. Os motoristas mais ortodoxos, porém, ainda preferem comungar com o carro o máximo que podem e não abre mão de trocar as próprias marchas.
2011 10 04 cambio 01 Como aprender a dirigir   Passo a Passo
Além disso, a maioria dos veículos em circulação no Brasil ainda possui o cambio convencional, sendo este ainda o tipo de câmbio exigido nos carros usados para os exames de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
1 Como aprender a dirigir   Passo a Passo

Passo a Passo

images 281 Como aprender a dirigir   Passo a Passo
  1. Coloque a chave na ignição, aperte a embreagem e coloque a marcha no neutro (ou ponto morto), não é possível ligar o carro com as engrenagens em contato (ou seja, com alguma marcha engrenada) é preciso estar no ponto morto ou, no mínimo, com o pedal da embreagem completamente pressionado.
  2. Pressionando também o freio gire a chave para dar a partida no motor.
  3. Solte o freio de mão (pressupõe-se que ele esteja puxado sempre que o carro estiver desligado).
  4. Com o pé ainda na embreagem engrene a primeira marcha, para cima e para a esquerda na maioria dos carros.
  5. Vá soltando a embreagem e pressionando o acelerador de maneira lenta e sincronizada até o carro começar a se mover.
  6. Quando isso ocorrer acelere mais e retire completamente o pé da embreagem para que o carro ganhe certa velocidade.
  7. Quando isso ocorrer solte o acelerador e pressione novamente a embreagem e coloque a segunda marcha, soltando a embreagem e voltando ao acelerador logo em seguida. Repita o processo até chegar à marcha adequada.
  8. Para reduzir as marchas basta seguir o processo inverso lembrando-se de fazê-lo com diminuição progressiva da velocidade (utilizando o freio).
f JadeHotRodPm 95f7d1f 1 Como aprender a dirigir   Passo a Passo

Como dirigir um carro com câmbio automático

cambio aut Como aprender a dirigir   Passo a Passo
1)    Observe que o carro só apresenta dois pedais: o freio à esquerda e o acelerador à direita. Ambos deverão ser operados pelo pé direito.
2)    Familiarize-se com a alavanca do câmbio que contém os seguintes símbolos:
P: Significa parking e deve ser utilizado somente para estacionar o carro, para colocá-la o veículo deve estar totalmente parado.
R: É a marcha ré.
N: Neutro ou ponto morto.
D: É a mais utilizada, simboliza “Drive” ou “dirigir”, você a coloca como uma espécie de primeira e o carro faz o resto.
D seguida de um número (D3 e D4, por exemplo): Programa até qual marcha o câmbio automático deve ir no máximo. Por exemplo, se você coloca a alavanca no D2, o carro só irá até a segunda.
3)    Verifique se o carro está no P ou N, certifique-se de pressionar o freio e ligue o motor.
4)    Mova a alavanca para D (dirigir) ou R (ré) para começar a mover o carro.
5)    Para mover o carro basta tirar o pé do freio e acelerar, o resto é com o carro.
6)    Para diminuir a velocidade é só ir freiando.
7)    Lembre-se de colocar a marcha no P sempre que terminar a condução.
porschem Como aprender a dirigir   Passo a Passo
 Como aprender a dirigir motos
As motos têm sido um meio de transporte bastante utilizado em cidades de pequeno e médio porte e vários fatores contribuem para isso como o fato de ser um veículo econômico, barato relação ao carro e oferecer uma agilidade muito grande em trânsitos tumultuados. Aprenda aqui o básico sobre como pilotar:mini 500 19922 13309801772092111 Como aprender a dirigir   Passo a PassoAntes de tudo é necessário saber o funcionamento básico de uma moto padrão 150 cc (cilindradas). Ao contrário do carro, na moto você troca as marchas com o pé (esquerdo) e aciona a embreagem com a mão (também esquerda).1422517770 102f37daf1 500x250 Como aprender a dirigir   Passo a Passo1- Gire a chave de ignição para ligar o sistema elétrico da motocicleta, segure a embreagem e coloque a marcha no neutro com o pé esquerdo. Se a primeira marcha estiver engrenada basta, normalmente, dar um toque pra cima e fazer com que fique no neutro.
A maioria das motos tem a primeira marcha abaixo do ponto morto e todas as outras acima, um modelo popular que contraria essa regra é a Honda Bis, que possui todas as marchas para baixo.
2- Acione o botão de partida se sua moto for do tipo eletric starter, ou bata o pedal caso a mesma de partida manual. A moto irá ligar.
3- Agora segure a embreagem e, com um toque para baixo no pedal esquerdo, coloque a primeira marcha. Faça isso e solte a alavanca da embreagem lentamente enquanto, gradativamente, acelera com a mão direita. Quando sentir uma espécie de tremor no veículo, solte a embreagem completamente e acelere com vigor para iniciar o movimento.
4- Para parar e desligar basta seguir a sequência contrária.
5- Caso queira mais informações sobre como pilotar uma moto com segurança, basta ler nosso guia sobre o assunto clicando aqui.
Comofas recomenda:
  • Quer mesmo aprender a dirigir? Não deixe de conhecer este guia sobre o assunto.
  • Existem, disponíveis na rede, alguns simuladores para aprender a dirigir que poderão te ajudar bastante, pesquise!
  • Alguns jogos para aprender a dirigir carros: Nascar; Gran Turismo; Need for Speed, entre outros.
Boa sorte!

0 comentários :

Tradutor

Seguidores

Arquivo do blog